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sexta-feira, 29 de abril de 2011

Resoluções

Doc. 01 – Termos da Convocação. Resolução: Arquiva-se.

Doc. 06 – Horário Regimental. Resolução: Aprovado em Plenário. Arquiva-se.

Doc. 07 – Nomeação das Comissões Permanentes. Resolução: Arquiva-se.

Doc. 38 – Relatório da CCF referente ao Documento 19. Pedido de Verba para a Igreja de Santa Izabel do Ivaí. Resolução: Aprovado o envio de parcela única de 3 salários mínimos = (R$ 1.530,00) para pagamento do 13º salário do Evangelista da Congregação de Planaltina do Paraná. Arquiva-se.

Doc. 39 – Relatório da CCF referente ao Documento 25. Pedido de Ajuda financeira para pagamento de passagens do Seminarista Javã Campaner. Resolução: Aprovado o envio de R$ 200,00 para pagamento das referidas passagens. Arquiva-se.

Doc. 40 – Relatório da CCF referente ao Documento 20. Pedido de Verba para o Rev. Paulo Emílio de Assis Santana. Resolução: O documento de número 20 foi retirado pelo solicitante do pedido de auxílio. Arquiva-se.

Doc. 41 – Relatório da CCF referente ao Documento 22. Pedido de Ajuda Financeira de R$ 1.800,00 para a Federação de UPH’s para a realização do Encontro da Família Presbiteriana em 01/05/2011. Resolução: Aprovado o documento em seus termos. Arquiva-se.

Doc. 42 – Relatório da CCF referente ao Documento 18. – Sobre o Pedido de verba para equiparação salarial do Rev. Otoniel Palma. Resolve-se manter-se a atual ajuda financeira que perfaz o valor de R$ 3,5 salários mínimos vigentes por mês. Arquiva-se.

Doc. 43 – Relatório da CCF referente ao Documento 34. – Sobre o pedido de auxílio financeiro para o Rev. Saulo Pereira Lima. Resolve-se APROVAR o envio de 1 salário mínimo por mês. Arquiva-se.

Doc. 44 – Substitutivo referente ao Documento 12. – proposta de que seja repassado ao Secretário Presbiterial das UMP’s para o desenvolvimento de serviços respectivos à secretaria, o importe igual a dois (2) salários mínimos anuais. Resolve-se aprovar em seus termos e Arquiva-se.

Doc. 45 – Relatório da CCF referente ao Documento 09. – Pedido de ajuda financeira para o Rev. Orlando Manoel Rodrigues que enfrenta problemas de saúde. Resolução: O PMGA resolve NÃO ATENDER o pedido. Arquiva-se.

Doc. 48 – Relatório da CEST referente ao Documento 05 – sobre as informações cadastrais e estatísticas de comunidades Presbiterianas no ano de 2010. Resolução: aprova-se e Arquiva-se.

Doc. 49 – Relatório da CLJ referente ao Documento 16 – sobre o Pedido de Desligamento do ministério pastoral e do PMGA do Rev. Nilo de Souza Melo. Resolução: aprova-se Exonerá-lo administrativamente sem censura. Arquiva-se.

Doc. 50 – Relatório da CLJ referente ao Documento 25 – O documento propõe mudança na data da realização da reunião Ordinária do Presbitério para a primeira semana de janeiro de cada ano. Resolução: Aprova-se a Arquiva-se.

Doc. 51 – Relatório da CLJ referente ao Documento 17 – Pedido de transferência do Rev. Paulo Emílio de Assis Santana para o Presbitério Rio Doce - PRDC – Resolução: o PMGA aceita o pedido de transferência e encaminha o documento à CE para que sejam tomadas as devidas providências, após este processo de transferência, o documento segue para os Arquivos da CE.

Doc. 52 – Relatório da CLJ referente ao Documento 33 – sobre a proposta de parceria de plantação de Congregação oriundo da 4ª Igreja Presbiteriana de Maringá. Resolução: O PMGA manifesta-se favorável ao documento por não haver no mesmo, nenhuma ilegalidade, em seguida, o documento é encaminhado à Comissão de Campos e Finanças.

Doc. 53 – Relatório da CCF referente ao Documento 36 – Sobre o convite da IPB Central de Maringá ao Rev. Paulo de Tarso Machado de Souza para trabalhar como pastor auxiliar do pastor da IPB Central de Maringá para o ano de 2011 – Resolução: aprova-se o documento em seus termos. Em seguida, Arquiva-se.

Doc. 54 – Relatório da CCF referente ao Documento 10 – O documento trata a respeito da proposta de realização de dois encontro de pastores no ano de 2011 – Resolução: o PMGA aprova o repasse de R$ 2.000,00 para o evento. Se houver demais despesas, que a CE/PMGA busque recursos com parcerias. O documento segue para o Arquivo do PMGA.


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Doc. 55 – Relatório da CCF referente ao Documento 37 – O documento trata sobre o pedido de auxílio financeiro para a Congregação de Planaltina do Paraná – Resolução: O PMGA resolve 1º) não atender ao pedido de vinculação do evangelista ao presbitério; 2º) enviar 13 parcelas de 3 salários mínimos mensais para a Igreja de Santa Izabel do Ivaí ao longo do ano de 2011, a fim de que ela administre com eles a Congregação; 3º) fazer saber à Igreja Presbiteriana de Santa Izabel do Ivaí que a verba será enviada somente na conta bancária em nome da Pessoa Jurídica “Igreja Presbiteriana de Santa Izabel do Ivaí”. Em seguida, o referido documento segue para o Arquivo do PMGA.

Doc. 56 – Relatório da CLJ referente ao Documento 46 – Que trata do processo de eleição de pastor efetivo para a IV Igreja Presbiteriana de Maringá. Resolução: Tendo em vista que, não consta ilegalidade do processo, o PMGA Resolve aprovar o processo de eleição e encaminhar à Mesa para a constituição da Comissão de posse do referido ministro na igreja.

Doc. 57 – Relatório da CEC referente ao Documento 26 – Que trata sobre do Relatório do Tutor eclesiástico Rev. Izaías Sorce Dias, sobre o aproveitamento do seminarista Javã Campaner no ano de 2010. Após a Comissão ouvir o seminarista quanto à sua vida acadêmica no SPS, suas atividades estudantil, familiar e espiritual, o PMGA congratula-se com a vitória do Seminarista Javã. Resolução: O PMGA sugere ao seminarista que em seus próximos relatórios constem detalhadamente sua atividade estudantil e eclesiástica para melhor conhecimento por parte do Concílio. O PMGA parabeniza-o pela conclusão efetiva do ano letivo e reencaminha ao SPS para o estudo do segundo ano letivo. Em seguida, o documento segue para o Arquivo.

Doc. 58 – Relatório da CCF referente ao Documento 52 – Relatório da CLJ quanto ao projeto de parceria de plantação de Congregação em Maringá. Resolução: O PMGA Resolve 1º) Registrar um voto de apreciação ao Projeto da IV IPB de Maringá; 2º) Incentivar novas parcerias com outras igrejas locais; 3º) Não assumir nenhum tipo de compromisso financeiro ou de nenhuma outra ordem com a referida Congregação; 4º) Rogar ao Pai as mais ricas bênçãos a esse projeto. O documento segue para o Arquivo.

Doc. 59 – Relatório da CCF – referente ao documento 47 – Pedido de retificação de decisão anterior para o ano de 2011; solicitação de aumento de verba ao Rev. Moisés Castro e Souza para 6 salários mínimos. Resolução: o PMGA 1º) aprova envio de 5 salários mínimos ao obreiro; 2º) determinar que a Congregação de Borrazópolis assuma o compromisso de 1 salário mínimo mensal voltado às custas do obreiro com moradia; 3º) determinar que o secretário executivo do PMGA, divulgue em boletim especial, todas as resoluções do PMGA, desde sua organização, e entregue aos Conselhos a fim de que as mesmas se cumpram. Em seguida, o documento segue para a CE/PMGA.

Doc. 60 – Relatório da CECT – Exame de contas referente a tesouraria 2010. Resolução: o PMGA aprova o relatório da tesouraria, referente ao ano 2010. Considerando ainda necessidade de exame das contas em tempo limitado, o PMGA determina: que seja emitido um cheque para cada pagamento realizado e com seus respectivos comprovantes; numerar os documentos pagos, anotando os seus respectivos valores, à apresentação do orçamento aprovado na reunião ordinária, juntamente com os documentos do próximo exercício. Em seguida, o documento segue para a CE/PMGA.

Doc. 61 – Relatório da CER – referente aos documentos 11, 14, 21, 30 O documento 11 é o relatório de atividades desenvolvidas em 2009 pela Federação de UMP’s; o documento 14 oriundo da CE/PMGA, é o relatório da CE das atividades desenvolvidas em 2010; o documento 21 é o relatório das atividades desenvolvidas pelo secretário presbiterial das UPH’s no ano de 2010; documento 30 é o relatório das atividades desenvolvidas pelo secretário presbiterial das UPA’s em apoio à esta Federação. Resolução: O PMGA resolve quanto ao doc. 14 – Parabenizar o presidente e demais irmãos da executiva e dar votos de louvor e apreciação pelas atividades realizadas com grandes resultados; Quanto ao doc. 21 – Parabenizar o trabalho do secretário presbiterial da UPH e deseja que as bênçãos de Deus sejam constantes na vida dos irmãos; Quanto ao doc. 11 – Parabenizar o Rev. Alessandro pelo envolvimento e dedicação aos trabalhos da federação das UMP’s rogando a Deus que continue abençoando a vida do irmão; Quanto ao doc. 30 – parabenizar o Rev. Luiz Henrique pelo empenho e o bom trabalho desenvolvido junta a federação de UPA’s e rogamos a Deus as mais ricas bênçãos divinas sobre a sua vida e ministério. O documento segue para o Arquivo.

Doc. 62 – Relatório da CER – referente ao documento 15 – Relatório de atividades desenvolvidas pelo secretário presbiterial das SAF’s junto à esta federação. Resolução: O PMGA resolve parabenizar o Rev. Amilton Domingues de Morais, pelo envolvimento e dedicação, junto a secretaria presbiterial de SAF’s; parabenizar o trabalho realizado da federação de SAF’s  que foi acompanhado pelo Rev. Amilton; rogar a Deus as bênçãos copiosas sobre a sua vida e ministério e ao trabalho feminino. O documento segue para o Arquivo.

Doc. 64 – Relatório da CER referente ao documento 04 – Relatório dos Conselhos das Igrejas jurisdicionadas ao PMGA. Resolução: O PMGA resolve fazer os seguintes destaques: IPB de Paranavaí = 415 Reuniões de orações e enviou oferta para o Timor Leste; IPB Vila Operária = Distribuição de folhetos 2.400 e 32 parcerias missionárias; IPB de Mandaguari = Distribuição de 2.000 folhetos, 110 Escola Bíblica Dominical e 110 Estudos Bíblicos; IPB Central de Maringá = Oferta Missionária Mensal; IPB de Santa Izabel do Ivaí = Investimento na área social e evangelização, trabalho de evangelização de crianças transportando de Kombi; distribuição de 2.018 folhetos e a Reforma da casa pastoral; IV IPB de Maringá = Investimento na obra missionária, Distribuição de 924 folhetos; IPB do Jardim Alvorada = investimento em reforma e construção nos patrimônios da Igreja, investimento na evangelização e ação social; IPB de Marialva = Investimento no trabalho com as crianças e envio de ofertas missionárias; Congregação Presbiterial de Loanda = Investimento na construção e Investimento na evangelização e área social; Congregação Presbiterial de Borrazópolis = Investimento nas reformas e construção local e aquisição de material e utensílios para a mesma. O documento segue para o Arquivo.

Doc. 65 – Relatório da CER – referente ao documento 33 – Relatório ministerial do Rev. Saulo Pereira Lima. Resolução: O PMGA resolve parabenizar o reverendo Saulo pelo trabalho que vem sendo desenvolvido junto a Cruz Azul no Brasil, que realiza um trabalho de recuperação de dependente químico, e rogamos a Deus que continue revestindo o irmão com as mais ricas bênçãos sobre sua vida. O documento segue para o Arquivo.


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Doc. 67 – Relatório da CELA – referente ao documento 66 – relatório da comissão referente ao exame dos livros atas. Resolução: 1. Quanto ao Livro Atas da 4ª IPB de Maringá, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 103 a 106, sem observações por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB. 2. Quanto ao Livro de Atas da Congregação Presbiterial de Loanda, o PMGA resolve aprovar as atas de números 50 a 53 em seus termos e estrutura, fazendo as seguintes observações: Entre as Atas 52 e 53 houve um espaço de quatro meses, sendo o fato inconstitucional conforme a CI/IPB, de acordo com o Manual para confecção de Atas Eletrônicas, item 3.9.4. 3. Quanto ao Livro Atas da IPB Central de Maringá, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 161 a 173, sem observações por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB. 4. Quanto ao Livro Atas da IPB do Jardim Alvorada, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 157 a 164, por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB, fazendo as seguintes observações: Ata160, linha 22, onde se lê CIPB, corrija-se para CI/IPB. E na Ata 161, ocorreu o mesmo fato na linha 8. 5. Quanto ao Livro Atas da IPB de Mandaguari, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 585 a 591, com as seguintes observações: 1) A página 11, com anotações do Presbitério está sem o nº da folha; 2) Ata número 585: Não foi lida e aprovada. A nota de rodapé está em caixa alta, devendo ser observada as instruções do Manual para confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB, item 5.2; 3) Ata 586 consta apenas uma nota de rodapé, sendo esta incompleta, devendo ser observadas o item 5.5 do Manual para confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB; 4) Atas de número 587 a 591 estão confeccionadas fora das orientações do Manual para Confecção de Atas Eletrônicas; 5) Ata 591 do dia 03/12/10, consta na nota de rodapé outro número, o número 584 e outro ida, o dia 29/11/10. 6. Quanto ao Livro de Atas da IPB de Santa Izabel do Ivaí, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 204 a 209, por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB.  por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB. 7. Quanto ao Livro Atas da IPB Vila Operária, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 288 a 299, por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB, fazendo as seguintes observações: 1) Ata número 297 – consta a ilegalidade de uma registro, o qual o Conselho dá assento ao Evangelista Lino de Barros como membro do Conselho. Tal decisão não encontra respaldo na CI/IPB pelos seguintes motivos: o referido evangelista não é membro do PMGA e não foi eleito pela igreja para esse fim. Dessa forma, determina-se ao Conselho da IPB Vila Operária que procure a CE/PMGA para que receba as devidas orientações para que tome o procedimento constitucional correto; 2) Ainda na Ata número 297, há a repetição do item C) – a sendo a mesma frase no final da página 58 e início da página 59; 3) Ausência na Ata número 299, de 05/12/2010, do relatório financeiro do ano em exercício; 4) A página 72 não está confeccionada para as devidas anotações do PMGA. 8. Quanto ao Livro Atas da IPB de Marialva, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 14 a 17, com a seguinte observação: Estas Atas não foram confeccionadas de acordo com as orientações do Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB. 9. Quanto ao Livro Atas da IPB de Paranavaí, o PMGA resolve: Aprovar em seus termos e estrutura as Atas de número 559 a 569, sem observações por estarem em conformidade com o Manual de Confecção de Atas Eletrônicas da CI/IPB. O documento segue para a CE/PMGA.

Doc. 68 – Relatório da CCF – referente ao Orçamento para 2011, o PMGA resolve: aprovar o orçamento conforme os termos ANEXO à este boletim. O documento segue para a CE/PMGA.







Resoluções Importantes do Presbitério com respeito ao relacionamento com Obreiros, Seminaristas e Congregações, e pedido de jubilação do Rev. Orlando Manoel Rodrigues, encontrados pela CE/PMGA a qual segue:


Referente às Côngruas de Obreiros: Ata 17 – FOLHA 99 – Doc. 29 ref. ao Doc. 23 – 22/10/2005: Tendo em vista que há uma determinação do Supremo Concílio para que o piso salarial (côngruas) dos ministros seja no mínimo de cinco salários mínimos mais casa, o PMGA resolve: Aprovar o referido valor, recomendar a reavaliação do referido assunto a cada ano, visando melhorar as condições financeiras do obreiros. Ata 04 – Livro 01 da CE/PMGA – FOLHA 04 verso – ano  1998: A CE decide fazer contato com os Conselhos através de carta enviada pelo Secretário Executivo pedindo que haja um posicionamento dos Conselhos quanto as decisões já tomadas pelo PMGA em sua 1ª RO, isto é: Pagamento de Plano de Saúde dos obreiros, recolhimento do Fundo de Provisão (FPO – no valor de 8% das côngruas), melhorias nas condições de moradia e salário dos obreiros. Referente a realização de Encontro de Pastores: Ata 06 – FOLHA 15 – Doc. 103 – 22/12/2001: Visando planejar um crescimento mais arrojado, onde os Obreiros invistam mais tempo estudando estratégias apropriadas para um aumento na evangelização, no discipulado e em seminários de crescimento, o PMGA resolve: Proporcionar encontros de Obreiros para aprimoramento dessa visão. Referente às Congregações Presbiteriais: Ata 06 –FOLHAS 14 e 17 – Doc. 100 e Doc. 115 – 22/12/2001: O PMGA resolve que as Congregações Presbiteriais assumam o desafio de no máximo em 2 anos transformarem-se em Igrejas organizadas e conseqüentemente tornarem-se independentes financeiramente. Ao contrário, a Congregação será incorporada à Igreja mais próxima. Com respeito ao Obreiro ou Pastor da referida Congregação, caso não aceite o desafio, seja remanejado pelo PMGA. Referente ao ressarcimento de despesas a Seminaristas: Ata 01 – Livro 01 – FOLHAS 8 e 12 – Doc. 62 ref. ao Doc. 38ª: O PMGA resolve pelo ressarcimento de despesas de seminaristas quando os mesmos forem convocados para reuniões do PMGA. Referente à Jubilação do Rev. Orlando: Ata 35 – Livro 03 – FOLHAS 42 e 45 – Docs. 06 e 40 – 18/10/2008: O PMGA na forma do Parágrafo 6º do art. 49 da CI/IPB, onde reza que cabe ao Presbitério propor jubilação aos seus Obreiros no devido tempo, resolve: dar o devido andamento ao pedido de jubilação do Rev. Orlando Manoel Rodrigues.

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